SD Ciências

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Universo e Sistema Solar
            Revisão dos Conteúdos para o Simulado 

Subtítulo: Observando o Universo; Os componentes do Universo; O sistema Solar.
 

Ano/Série: 6º ano                     Período: 13 a 24/11                  Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Introduzir a Astronomia;
•Citar características relevantes dos corpos celestes do Sistema Solar;
Representar através de desenhos a formação do universo a partir da teoria do Big Bang.
Entender a diferença entre heliocentrismo e geocentrismo.
Rever os conteúdos estudados no decorrer dos últimos bimestres para o simulado.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I: Universo e Sistema Solar
1º Momento: Retomar o conteúdo sobre Universo e Sistema Solar, trabalhado na última Sequência Didática, a partir da leitura e discussão do texto “A origem do Universo”, disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
2º Momento: Realização de atividades relacionadas a formação do universo, conforme orientações do material sobre Sistema Solar disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
3ºMomento: Correção das atividades.
Parte II: Revisão para o Simulado.
1º Momento: Aula expositiva de revisão utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados abaixo para o simulado.
A Hidrosfera terrestre: Terra: Planeta água! Para que serve a água; Água potável e tratamento;
Evite Desperdícios;
O caminho da água na natureza: Os estados físicos da água; Formação da Chuva; O ciclo da água; Humidade do ar, orvalho e geada;
Atmosfera e sua Composição: A atmosfera terrestre, A estrutura da atmosfera terrestre.
3ºMomento: Realização de exercícios relacionados na apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4ºMomento: Correção das atividades.

RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
( ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  );                 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                           


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Reprodução e Responsabilidade
            Revisão dos Conteúdos para o Simulado
Subtítulo: Sistema genital masculino e feminino amadurecem na puberdade; a Fecundação; A Gravidez; O Parto; A Amamentação. 
Ano/Série: 7º ano                 Período: 13 a 24/11                                  Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
Reconhecer e nomear, em ilustrações ou modelos anatômicos, as partes do sistema reprodutor feminino e masculino;
• Identificar e explicar as funções dos órgãos principais do sistema reprodutor masculino e feminino;
• Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade, com base em textos ou ilustrações;
• Reconhecer as principais características da adolescência, com base em texto;
• Identificar e explicar os efeitos dos principais hormônios sexuais;
• Identificar os principais fenômenos que ocorrem no ciclo menstrual, correlacionando-os com os hormônios neles envolvidos;
Rever os conteúdos estudados no decorrer dos últimos bimestres para o simulado.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I: Reprodução e Responsabilidade
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de discussão sobre as imagens dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, apresentados nas páginas 198 e 199 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático, páginas 198 a 204.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 204 e 205.
4º Momento: Correção oral da atividade.
Parte II: Revisão para o Simulado
1º Momento: Aula expositiva de revisão utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados abaixo para o simulado.
Reino Plantae: Diversidade das plantas; Características gerais do reino Plantae; Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; As principais características de cada grupo; As funções dos órgãos vegetais;  A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores; O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese;
Reino Fungi: Diversidade dos Fungos; Características gerais dos fungos;
3ºMomento: Realização de exercícios relacionados na apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4ºMomento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros: 
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (204 e 205);             (  ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: 


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SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Manutenção das espécies: Sexualidade, reprodução humana e saúde reprodutiva.
           Revisão dos Conteúdos para o Simulado. 
Subtítulo: A reprodução humana: A reprodução e o desenvolvimento do ser humano; O sistema genital masculino; O sistema genital feminino; Os ciclos do sistema genital feminino; A fecundação e o inicio da gravidez; As doenças sexualmente transmissíveis; Os métodos contraceptivos e gravidez na adolescência;
Ano/Série: 8º ano                            Período: 13 a 24/11                   Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
Discorrer sobre a anatomia e fisiologia dos Sistemas Genitais masculino e feminino; o papel do homem e da mulher na fecundação.
•Compreender o mecanismo da ovulação e do ciclo menstrual.
•Valorizar o cuidado com a própria saúde, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para hábitos alimentares, de convívio e de lazer.
•Conceituar contracepção; listar e conhecer os métodos contraceptivos.
•Conhecer as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como são transmitidas e como evitá-las.
•Realizar pesquisa sobre a maneira de usar e a eficiência de cada um dos métodos contraceptivos.
•Desenvolver e manter, diariamente, hábitos e práticas higiênicas.
•Ter consciência de que práticas e atitudes desrespeitosas contra o próprio corpo comprometem a saúde.
Rever os conteúdos estudados no decorrer dos últimos bimestres para o simulado. 
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I: Manutenção das espécies: Sexualidade, reprodução humana e saúde reprodutiva.
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e discussão sobre o texto Aids no Brasil e no Mundo, do livro didático (7º ano), página 207.
2º Momento: Aula expositiva sobre o assunto, utilizando o livro didático (7º ano), páginas 208 a 211 com exposição de slides e vídeos sobre fecundação e gravidez.
3º Momento: Exercícios sobre os conteúdos, utilizando o livro didático (7º ano), páginas 212 a 213.
4º Momento: Correção das atividades.
5ºMomento: Pesquisa dirigida sobre DSTs, preenchendo tabela disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br. Socializar as informações em roda de conversa.
6º Momento: Confecção de Livro Álbum sobre Reprodução em sala de aula, seguir orientações da apostila disponibilizada no e-mail da turma e Blogger
www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.   
Parte II: Revisão para o Simulado.
1º Momento: Aula expositiva de revisão utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados abaixo para o simulado.
O sistema endócrino humano: Os componentes do sistema endócrino; O funcionamento do sistema endócrino; A saúde do sistema endócrino.
Os sentidos e a percepção do ambiente: Os receptores sensoriais: O olfato e paladar; A audição;
A saúde e os órgãos dos sentidos. 
3ºMomento: Realização de exercícios relacionados na apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4ºMomento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros: 
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (212 e 213);  ( ) seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                   

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SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecânica: Velocidade e Aceleração
           Revisão dos Conteúdos para o Simulado. 
Subtítulo: Velocidade Média

Ano/Série: 9º ano                    Período: 13 a 24/11                   Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
• Entender os conceitos de movimento, deslocamento, velocidade, aceleração, trabalho e potência;
Conceituar movimento e repouso.
Caracterizar referencial, trajetória e ponto material.
Diferenciar espaço e deslocamento.
Conceituar velocidade e aceleração.
Realizar cálculos simples relativos aos movimentos
retilíneos (MRU).
Empregar as fórmulas relacionadas a Velocidade Média corretamente de acordo as situações problema propostos.
Rever os conteúdos estudados no decorrer dos últimos bimestres para o simulado. 
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I: Mecânica: Velocidade e Aceleração
1º Momento: Revisão sobre os conceitos repouso, movimento e referencial.
2º Momento: Atividade diagnóstica a partir da discussão a partir da leitura e interpretação da imagem retratada na apostila sobre a Introdução ao estudo da Física, trabalhada no encontro de articulação, página 113.
3º Momento: Aula expositiva sobre Velocidade Média, utilizando o livro didático, páginas 145 e 146, com utilização de slides e apostila complementar.   
4º Momento: Atividade prática trabalhando cálculos de velocidade média, deslocamento e intervalo de tempo, percurso e trajetória, utilizando espaços medidos e marcados em metros para realização de corrida pelos alunos, seguida de preenchimento de relatórios com resolução de cálculos referentes a atividade física.
5º Momento: Resolução de exercícios sobre os conteúdos trabalhados, utilizando material complementar disponível no e-mail da turma e no Blogger
www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.                                   
6º Momento: Correção dos exercícios e revisão.
Parte II: Revisão para o Simulado.
1º Momento: Aula expositiva de revisão utilizando o livro didático sobre os conteúdos relacionados abaixo para o simulado.
As ligações Químicas: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades.
Construção das Fórmulas Iônicas;
O movimento e aceleração: Referencial, tempo, deslocamento e intervalo de tempo; Movimento e repouso; Velocidade Média
3ºMomento: Realização de exercícios relacionados na apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
4ºMomento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  );                     
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (  ) Debate;
(X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                         

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ANEXOS
6ºAno
A ORIGEM DO UNIVERSO
A teoria mais provável para a origem do universo é a do Big Bang.
O Big Bang (big=grande; bang=explosão) teria sido a explosão de um “átomo primordial” ou “ovo cósmico” ocorrida, aproximadamente há 18 bilhões de anos. Ao se despedaçar, esse átomo teria dado origem ao universo.
Essa teoria baseia-se na hipótese de que há um afastamento gradativo das estrelas que, estimam, estão se distanciando de um “centro” (local de origem ou local da explosão) e se dirigindo cada vez mais para longe dele.
A Via Láctea e o universo
A Via Láctea é aquela faixa esbranquiçada facilmente visível à noite no céu, com centenas de bilhões de estrelas das mais variadas massas (quantidade de matéria) e idades.
O sol é o centro do sistema solar, mas não permanece imóvel no espaço.
Existem outras galáxias além da nossa; a mais próxima é a Nuvem de Magalhães, que está a 160 mil anos-luz.
O Sistema Solar é composto pelo sol , planetas , seus satélites e os chamados pequenos corpos celestes que são: asteroides , cometas , meteoros entre outros.
Todos eles giram em torno do sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra.
Os outros bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.
Planetas
Chamamos de planeta os corpos celestes que têm as seguintes características, determinadas pela União Astronômica Internacional: tem que estar em órbita ao redor de uma estrela, ter a sua própria gravidade e ter a sua órbita livre, isto é, o caminho que ele faz não pode ser influenciado ou obstruído por nenhum outro planeta.
Essas características são determinadas pela União Astronômica Internacional
São oito os planetas que fazem parte do Sistema Solar, em ordem de proximidade com o Sol:  Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Vamos conhecer agora as características desses planetas.
Mercúrio
Na mitologia: Mensageiro dos deuses
É o planeta mais próximo do Sol. Também destaca-se por ser menor de todos os planetas!
Distância média do Sol: 57.910.000 km
Diâmetro: 4.878 km
Temperatura média: 800 C
Vênus
Na mitologia: Deusa do Amor
O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos, também conhecido como Estrela Dalva, visto daqui da Terra.
Distância do Sol: 108.200.000 km
Diâmetro: 12.103,6 km
Temperatura média: 480 C
Terra
O terceiro planeta a partir do Sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, o que é essencial à vida!
Distância do Sol: 149.600.000 km
Diâmetro: 12,756.3 km
Temperatura média: 15 C
Marte
Na mitologia: Deus da Guerra.
O quarto planeta a partir do Sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor.
Distâncias do Sol: 227.940.000 km
Diâmetro:6.794 km
Temperatura média: -63 C
Júpiter
Na mitologia: Deus dos Deuses
O quinto planeta a partir do Sol. É o maior de todos os planetas!
Distância do Sol: 778.330.000 km
Diâmetro: 142.984 km
Temperatura média: -150 C
Saturno
Na mitologia: Deus da Agricultura
O sexto planeta a partir do Sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formado por partículas de rocha e gelo. Também é o planeta que possui o maior número de luas!
Distância do Sol: 1.429.400.000 km
Diâmetro: 120.536 km
Temperatura média: -130 C
Urano
Na mitologia: Deus dos Céus.
O sétimo planeta a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado! Ou seja paralelo a sua órbitas ao invés de perpendicular como os demais inclusive a Terra.
Distância em relação ao Sol: 2.870.990.000 km
Diâmetro: 51.118 Km
Temperatura média: -214 C
Netuno
Na mitologia: Deus do Mar O oitavo planeta a partir do Sol e o mais distantes deles. Semelhante a Urano se destaca pelo sua cor azulada! 
Distância do Sol: 4.504.000.000 km
Diâmetro: 49.528 km
Temperatura média: -220 C
A Lua e suas fases
Quase todos os planetas (astros iluminados pelo Sol) têm satélites girando ao seu redor. A Lua é o satélite natural da Terra.
A Lua
Situada a 384.000 km da Terra, ela gira ao seu redor em pouco menos de 28 dias. Já foi utilizada para orientação, já foi elogiada, cantada, pisada pelos astronautas e serve de inspiração para os poetas e enamorados. Nada mais é que um astro esférico iluminado pelo Sol.
As fases da Lua resultam da nossa visão do hemisfério iluminado sob diferente ângulo.
A gravidade lunar equivale a 1/6 da terrestre, ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg na Terra, pesaria 10 kg na Lua.
Seu movimento de rotação dura 27 dias e 7 horas, que é também o tempo da sua translação em volta da Terra.
A superfície lunar é rochosa, árida e bastante acidentada. Há cordilheiras, crateras, depressões e superfícies lisas denominadas de mares.
Cometas
São blocos formados de gelo e poeira remanescentes do nascimento do sistema solar, que mergulham em direção ao Sol. Seu diâmetro varia de 300 metros a 10 quilômetros.
Asteroides
São corpos estrelários menores que os satélites, mas consideravelmente maiores que os meteoros. São compostos de rocha e metais, como ferro e níquel. A maioria tem dimensões microscópicas. Mas existem imensos blocos de até 1.000 quilômetros de diâmetro vagando pelo espaço.
Meteoros
Meteoros ou meteoritos são corpos metálicos ou rochosos que, vindos do espaço, caem na superfície da Terra. Os meteoritos, antes de atingirem a Terra, denominam-se meteoroides.
Os meteoros, quando entram na atmosfera terrestre em alta velocidade (meteoritos), dissipam sua energia em forma de luz e são conhecidos como “estrelas cadentes”.
Mini glossário sobre o universo
Sideral: relativo aos astros.
Via Láctea: expressão latina, que corresponde à galáxia – caminho leitoso. Os índios brasileiros chamavam a nossa galáxia de Tapirapé, que significa “caminho da ante”.
Ano-luz: Unidade de distância, e não de tempo, que equivale a distância percorrida pela luz, no vácuo em um ano, à razão de, aproximadamente, 300.000 km por segundo. Corresponde a cerca de 9 trilhões e 500 bilhões de km.
Coroa solar: camada mais externa da atmosfera solar.
Meteoro: palavra que vem do grego e que significa “objetos voadores”.

Escola: __________________________   Data: ______________   Série: ______ Turma:____ 
Professora: _________________________ Aluno(a): ___________________________________
Valor: ____________ Nota: __________                                               


ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS 
1. Com o auxílio do dicionário, pesquise os conceitos abaixo: 
a. Universo:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Estrela:__________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________
c. Órbita:___________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________
d. Asteroides:________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
e. Cometas:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
f. Meteoroides:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
g. Meteoros:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h. Meteoritos:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Represente através de desenhos os trechos que explicam um pouco mais sobre o Sistema Solar:
a. A teoria mais provável para a origem do universo é a do Big Bang.
O Big Bang (big=grande; bang=explosão) teria sido a explosão de uma única partícula maciça de densidade infinita - “átomo primordial” ou “ovo cósmico” ocorrida, aproximadamente há 18 bilhões de anos. Ao se despedaçar, esse átomo teria dado origem ao universo.





b. Ao longo da história surgiram duas teorias que explanavam sobre a ordenação do sistema solar, sendo elas o geocentrismo e heliocentrismo.
b.1. A teoria Geocêntrica foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro que a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbita ao redor dela. 





b.2 O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. 





c. O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente.







3) Complete:
a. O planeta Terra está localizado na galáxia que se chama __________________________.
b. Na Via Láctea existem _______________________ de estrelas. Uma dessas estrelas é o _______________.
c. O _________________ está no centro do ____________________ Solar, e é a _________________ mais próxima da Terra.
d. Em torno do Sol, giram vários ________________________.
4. Explique a diferença entre estrela e planeta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)   Analise cada frase e relacione-a com o planeta correspondente.
(1) É o planeta mais próximo do Sol                                                     (   )Júpiter
(2) É o maior planeta                                                                             (   ) Marte                              (3)É conhecido como planeta                                                                  (   )Mercúrio   vermelho          (4)É o terceiro planeta mais próximo do Sol                                           (   )Terra                                    
                                                                      
Escola: ________________________________________ Data: __________________ 
Professor: ____________________ Aluno: __________________________ Ano: _____ Turma: _______

ATIVIDADE AVALIATIVA – IV UNIDADE 
1.0 Sobre a Origem do Universo, os cientistas defendem a teoria do Big Bang. Segundo essa teoria o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica, que criou o espaço e o tempo. Consulte o livro para obter mais informações e represente através de desenhos passo a passo dessa explosão.











  2.0. Qual a diferença entre os modelos geocêntrico para o heliocêntrico? Responda à questão desenhando os dois modelos!! Capriche na arte!!

















3.0. Dicionário em mãos!!
Com o auxílio do dicionário pesquise os seguintes termos abaixo, em seguida forme uma frase utilizando cada termo pesquisado.
a) Planetas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________b) Estrelas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
c) Asteroides: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
d) Cometas: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
e) Satélites: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
 
8ºAno

ESCOLA MUNICIPAL  ____________________________________________________________
Aluno(a): ________________________________________________________________________ Série: ______   Turma: _________  Professor(a): ___________________________________              Data: ____/____/__                                            Valor: ____ Nota:_____                    

ATIVIDADE DE PESQUISA – DSTs
Com auxilio da internet, livros ou outros instrumentos de pesquisa, preencha a tabela abaixo sobre as doenças sexualmente transmissíveis. 
Doenças Sexualmente Transmissíveis Agente Causador
Vírus/Bactéria/Protozoário/Fungos Sintomas Tratamento Prevenção
HPV

Herpes Genital

Gonorreia

Sífilis

Tricomoníase
Aids

ATIVIDADE DE REVISÃO PARA O SIMULADO 


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

6º ANO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE ITAMARAJU


 NOME DO ALUNO:

 NOTA:
 OBSERVAÇÕES:


QUESTÃO 01: 

O planeta Terra é também conhecido como “Planeta Água”, pois há mais água do que terra. Sobre a água podemos afirmar que:
I.   O quadro de falta d’água na superfície terrestre, também ocorre pela contaminação da água por substâncias tóxicas, como lixo industrial ou agrotóxicos. II. Encontramos água na natureza apenas no estado sólido. 
III. Encontramos água na natureza nos estados líquido, sólido e gasoso. 
(A) Todas as alternativas estão corretas.
(B) II e III estão corretas.
(C) Apenas as alternativas I e III. 
(D) Todas as alternativas estão erradas.

QUESTÃO 02:

Qual das medidas abaixo que devemos tomar para evitar o desperdício de água?

(A) Deixar torneiras abertas enquanto escovamos os dentes.
(B) Fechar o registro do chuveiro, enquanto nos ensaboamos durante o banho.
(C)Lavar  a garagem todos os dias utilizando  mangueira, deixando a água cair durante todo o tempo. 
(D) Não ligar para vazamentos ou torneiras pingando.

QUESTÃO 03:

A água insípida, inodora e incolor são características da água...
(A) Potável.
(B) Salgada.
(C) Doce. 
(D) Nenhuma alternativa correta.

QUESTÃO 04:

O vapor de água que sobe da Terra para a atmosfera, encontrando camadas mais frias, se condensa e forma as nuvens.  A água das nuvens precipita-se na superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo. No solo, a água da chuva pode escorrer até um rio, lago ou mar.
(A) Estamos falando sobre o ciclo da água.
(B) Estamos falando sobre a cachoeira.
(C) Estamos falando do ciclo do carbono.
(D) Este texto não tem nenhuma importância. 

QUESTÃO 05:

Qual o gás encontrado em maior quantidade no ar? 

(A) Gás oxigênio. 
(B) Gás nitrogênio.
(C) Gás carbônico. 
(D) Gás hidrogênio.

QUESTÃO 06:  

Sobre o ar, podemos afirmar quê:
I- Numa bola de futebol cheia, existe ar comprimido. 
II- Os materiais queimam graças à presença do gás oxigênio. 
III- O gás carbônico é utilizado na respiração.

(A) Apenas a alternativa III está correta.
(B) Estão corretas as alternativas I e II.
(C) Todas as alternativas estão corretas.
(D) Todas as alternativas estão erradas.

QUESTÃO 07:

Sem ar, não há vida no planeta, pois todos os seres vivos necessitam do ar para sobreviver. O .... é um 
fenômeno natural que mantém parte do calor na Terra. 

(A) ...efeito estufa
(B) ...efeito nevado
(C) ... efeito luminoso.
(D) ... efeito ressaca do mar. 

QUESTÃO 08:

Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela torna possível o voo de certos animais e dos aviões, ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra, entre outros benefícios. Sobre a atmosfera é correto afirmar que...

(A) A atmosfera é a camada de ar que  envolve a Terra. 
(B) É a camada de água do Planeta Terra.
(C) É a camada sólida do Planeta Terra.
(D) É a camada viva da Terra.


QUESTÃO 09:

A atmosfera terrestre é dividida em camadas, de acordo com suas características e sua composição. De acordo com a troposfera, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

(A) A troposfera é a maior camada da atmosfera, com cerca de 50 km.
(B) Na troposfera estão concentrados todos os gases que compõem a atmosfera.
(C) Na troposfera, a temperatura diminui à medida que a altitude aumenta.
(D) É nesta camada que se encontra a camada de ozônio, que filtra os raios ultravioleta A e B.


QUESTÃO 10: 

Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é matéria e, portanto, ocupa lugar no espaço do ambiente que não exista outra matéria. Assinale a alternativa que comprova a existência do ar:
(A) Por exemplo, em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa.
(B) Dentro de uma bola maciça de ferro.
(C) Dentro de um fio de cabelo.
(D) Nenhuma das alternativas, pois, só existiria se pudéssemos ver ou pegar o ar.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS     7º ANO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE ITAMARAJU

 NOME DO ALUNO:
 NOTA: OBSERVAÇÕES: 

QUESTÃO 01:

As plantas são os objetos de estudo da Botânica e estão incluídas no Reino Plantae. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente as características presentes nesse grupo de organismos.
(A) Eucariontes, unicelulares e heterotróficas.
(B) Procariontes, multicelulares e heterotróficas.
(C) Eucariontes, multicelulares e autotróficas, pois realizam fotossíntese. 
(D) Procariontes, multicelulares e heterotróficas.

QUESTÃO 02:

O Reino Plantae pode ser dividido em dois grandes grupos: plantas avasculares e vasculares. No grupo das plantas avasculares, encontramos apenas um tipo de planta, que é classificada como:
(A) Briófita.
(B) Pteridófita.
(C) Gimnosperma.
(D) Angiosperma.

QUESTÃO 03:

Considere as seguintes características dos vegetais: 

I. sistema vascular 
II. grãos de pólen e tubo polínico
III. sementes nuas.
Dessas, são comuns às gimnospermas e angiospermas 

(A) somente I.
(B) somente II.
(C) somente III.
(D) I e II apenas.

QUESTÃO 04:

Atualmente, encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de organizações corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é:
(A) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, 
caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.
(B) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.: algas cianofíceas.
(C) Angiospermas: plantas cujas sementes não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.
(D) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

QUESTÃO 05:

Analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA. 
I. A planta realiza transpiração, quando, perde água sob a forma de vapor através das folhas. 
II. Frutos e sementes originam-se, respectivamente, de ovários e óvulos. 
III. Estômatos são estruturas da epiderme por onde são realizadas trocas gasosas. 
(A) Todas as afirmativas são falsas. 
(B) Todas as afirmativas são corretas. 
(C) Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
(D) Apenas as afirmativas II e III são corretas. 

QUESTÃO 06:
O esquema abaixo representa, de forma resumida, um processo que ocorre com quase todas as plantas.
Esse processo é conhecido como:
 (A) respiração
(B) transpiração
(C) fotossíntese
(D) fermentação 

QUESTÃO 07: 

 Quais são as funções básicas das raízes?

(A) A absorção de água e nutrientes do solo e fixação de vegetal são as funções básicas.
(B) Transportar seivas bruta e elaborada por toda planta.
(C) Responsável pela reprodução da planta.
(D) Responsável pela fotossíntese. 

QUESTÃO 08: 

Observe a figura e assinale a alternativa que corresponde aos nomes das estruturas I, II, III, IV, V e VI, respectivamente.

(A)      I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- cálice, IV- corola, V- pistilos, VI- estames;
(B)      I- Receptáculo floral, II- pedúnculo, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- estigma;
(C)       I- Carpelo, II- estame, III- corola, IV- cálice, V- pistilo, VI- receptáculo floral;
(D)      I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- estame, IV- corola, V- carpelo, VI- estame; 

QUESTÃO 09:

Os fungos apresentam importância variada em muitos aspectos. São atividades dos fungos, exceto:     

(A) provocar doenças em plantas e animais. 
(B) causar difteria no homem. 
(C) produzir antibióticos usados no tratamento de certas doenças. 
(D) participar de processos de decomposição junto com bactérias.

QUESTÃO 10: 

Os fungos apresentam grande aplicabilidade econômica e também ecológica. Entretanto, alguns provocam doenças no organismo, conhecidas como micoses.
Assinale a alternativa que não apresenta uma doença causada por fungo:
(A) Pé-de-atleta.
(B) Erisipela.
(C) Pano branco.
(D) Candidíase.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS     8º ANO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE ITAMARAJU

 NOME DO ALUNO:
 NOTA: OBSERVAÇÕES: 

QUESTÃO 01:

Qual a principal característica das glândulas exócrinas?
(A) Secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas.
(B) Produzir insulina.
(C) Produzir sangue.
(D) Por liberar secreções que recebem o nome de hormônios.

QUESTÃO 02:

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto para hormônio
 (A) Hormônios são anticorpos. 
(B) Hormônios são vitaminas para o corpo.
(C) Hormônio são substancias químicas secretadas para o sangue por células especializadas (glândula endócrina é composta por células capazes de sintetizar, armazenar e secretar hormônios) que regulam as funções metabólicas de outras células do organismo.
(D) Hormônios são os órgãos de reprodução masculino.

QUESTÃO 03:

A hipófise, tireoide e testículos são glândulas que fazem parte do sistema...
(A) Nervoso.
(B) Endócrino.
(C) Muscular.
(D) Respiratório.

QUESTÃO 04:

A glândula tireoide, localizada em uma região na base do pescoço, está relacionada com o controle do metabolismo de quase todo o corpo. Ela é responsável pela produção de dois hormônios denominados:
(A) Tiroxina e triiodotironina.
(B) Tireotrófico e ocitocina.
(C) Tiroxina e ocitocina.
(D) Tiroxina e calcitonina.

QUESTÃO 05:

Sobre o hipertireoidismo é correto afirmar que: 
I- Algumas vezes, a glândula tireoide começa a produzir exageradamente seus hormônios.
II- O hipertireoidismo causa nervosismo, sudorese, palpitação, perda de peso, entre outros sintomas.
III- A tireoide produz menos hormônio, por isso chama-se hipertireoidismo.
(A) Apenas a alternativa III está correta..
(B) As alternativas I e II estão incorretas.
(C) As alternativas I e II estão corretas.
(D) Todas as alternativas estão corretas. 

QUESTÃO 06: 

Analise as alternativas abaixo.
I - O hormônio insulina ajuda a glicose que está no sangue a entrar nas células, onde será utilizada como fonte de energia.
II - Na falta deste hormônio, a glicose se acumula no sangue provocando uma doença conhecida como diabetes melito.
III - O hormônio insulina é produzido no fígado. 
Assinale apenas a alternativa incorreta.
(A) Alternativa I.
(B) Alternativa II.
(C) Alternativa III.
(D) Todas as alternativas estão incorretas.


QUESTÃO 07: 

A puberdade precoce acontece quando crianças com idades inferiores a 8 anos (sexo feminino) ou 9 (sexo masculino) manifestam caracteres sexuais secundários. Pode ocorrer, por exemplo, o crescimento de mamas em garotas com 4 anos de idade, e até de pelos na genitália de bebês, entre outros sintomas que variam de paciente para paciente. 
Em condições comuns, de modo genérico, a adolescência vai de 12 aos 20 anos ou mais, é uma fase marcada por várias mudanças, não apenas no corpo, mas também na mente. 
Graças a ação dos hormônios testosterona e progesterona, nessa fase da vida, também sob a atuação dos hormônios sexuais, os meninos passam a produzir espermatozoides, e as meninas, a ovular e a menstruar. Ambos tornam-se biologicamente capazes de gerar filhos.
                                                                        Adaptado.
Fonte: SOCIEDADE MINEIRA DE PEDIATRIA. A puberdade... Belo Horizonte, [200-]. 

As glândulas que produzem hormônios responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres sexuais secundários em meninos e em meninas são, respectivamente,
(A) suprarrenais e tireoide.
(B) ovários e suprarrenais.
(C) testículos e ovários.
(D) tireoide e testículos.


QUESTÃO 08:

Os órgãos sensoriais responsáveis pelas funções de olfato e paladar são respectivamente:
(A) Nariz e língua.
(B) Olhos e língua.
(C) Boca e nariz.
(D) Pele e ouvido.


QUESTÃO 09:

A audição é um sentido ligado à percepção dos sons e está relacionada diretamente com o funcionamento adequado da orelha. Sobre esse sentido e o órgão responsável por ele, marque a alternativa incorreta:

(A) A orelha é dividida em orelha externa, média e interna.
(B) A orelha externa capta as ondas sonoras.
(C) Na orelha média encontra-se a membrana do tímpano.
(D) O nervo auditivo está localizado na orelha média.

QUESTÃO 10: 

Além de ouvir, nossos ouvidos também nos ajudam a manter o equilíbrio.

É CORRETO afirmar que o ponto central do equilíbrio nos ouvidos são:

(A) condutos auditivos.
(B) canais semicirculares.
(C) membranas timpânicas.
(D) trompas de Eustáquio.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS     9º ANO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE ITAMARAJU

 NOME DO ALUNO:
 NOTA: OBSERVAÇÕES: 

QUESTÃO 01:

Quando um átomo perde ou ganha elétrons, para se tornar eletricamente neutro, ele precisa ter a mesma quantidade de prótons e elétrons, dessa forma surge então os compostos denominados ...
(A) Massa de átomo.
(B) Isótopos.
(C) Íons.
(D) Número Atômico.

QUESTÃO 02:

Átomos carregados positivamente e átomos carregados negativamente, são respectivamente:
(A) Ânions e cátions. 
(B) Cátions e ânions.
(C) Isótopos e Isóbaros.
(D) Nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 03:

Entre as informações abaixo, identifique as que são corretas.
I- Um átomo de um elemento A-3,  liga-se a ou¬tro átomo B+2. A ligação entre ambos é iônica. 
II- O fósforo forma ânion trivalente. Esse íon do fósforo fica corretamente representado por P-3.
III- Na ligação covalente acontece um compartilhamento de elétrons e ocorre entre não metais e não metais ou entre não metais e hidrogênio, hidrogênio e hidrogênio.
(A) Todas as informações estão incorretas.
(B) Apenas as informações II e III estão corretas.
(C) As informações I e II são verdadeiras.
(D) Todas as informações são verdadeiras.

QUESTÃO 04:

A substância de uso cotidiano “água” é representada pela fórmula H2O. Os elementos constituintes deste composto são respectivamente: 
(A) oxigênio e hidrogênio. 
(B) Prata, ósmio e hélio. 
(C) Hidrogênio e oxigênio. 
(D) Ouro, oxigênio e hidrogênio. 

QUESTÃO 05:

A ligação covalente está presente em quais átomos abaixo?
(A) oxigênio e nitrogênio, ambos não metais.                                 
(B) oxigênio, um não metal e cálcio, um metal.                                     
(C) manganês e ferro, ambos metais.
(D) somente entre átomos de cloro.

QUESTÃO 06: 

No Sistema Internacional de Unidades, um intervalo de tempo de 20 min equivale a: 
(A) 600 s                     (C) 1200 s                           
(B) 900 s                      (D) 1850 s

QUESTÃO 07: 

Um pássaro está voando e se afastando de uma árvore. Em relação ao pássaro, a árvore está em repouso ou em movimento?
(A) Se o pássaro está voando, a árvore está em repouso.
(B) Todos estão se movimentando a mesma velocidade.
(C) Todas as alternativas estão corretas, pois depende do ponto de vista de quem ver o ônibus.
(D) Para o pássaro, a árvore está em movimento, pois   há uma variação de espaço entre eles. 

QUESTÃO 08:

Considere a seguinte situação. Um ônibus move numa estrada e duas pessoas: A sentada no ônibus e B parada na estrada. Ambas observam uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: "A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a vejo sempre na mesma posição". B diz: "A lâmpada está se movimentando, uma vez que ela está se afastando de mim". Assinale a alternativa correta. 
(A) A está errada e B está certa. 
(B) A está certa e B está errada. 
(C) Ambas estão erradas.
(D) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa. 


QUESTÃO 09:

Um carro percorre 60 metros em 3 segundos. Calcule sua velocidade média.

(A) 180m/s
(B) 30m/s
(C) 20m/s
(D) 20kmh


QUESTÃO 10: 

Um móvel percorre a distância de 1200 metros em 40 segundos. Calculando sua velocidade média encontramos:
(A) 10 m/s.               
(B) 12 m/s                
(C) 30 m/s.
(D) 5 m/s.















 


























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