ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA
DE REDAÇÃO
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Leitura:
Conto
Maravilhoso Ortografia: Parágrafo e Tipos de frases.
|
Ano:
6º Período: 05/03 à 15/03/2018 Nº de Aulas: 02
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Apresentar a linguagem como um instrumento
para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e
principalmente como um facilitador da ação comunicativa.
ESPECÍFICOS
-
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes
recursos da língua nas mais variadas situações.
- Fazer
uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
- Identificar
os recursos expressivos da língua.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 aulas)
- Os alunos, neste momento, estão
trabalhando o conto “As três penas”, de Jacob Grimm, a partir desse texto
eles estruturarão seus primeiros passos para produção textual do gênero;
- Os alunos precisam identificar os
diferentes tipos de frases existentes em um texto. Você poderá se guiar pelo
material da página 16 e 17 do manual didático. Ele te dá exemplos e
orientação de como apresentar.
- Separe a turma em grupos e peça para
que cada grupo identifique, no texto, diferentes tipos de frases e registre
em seu caderno e enumero o parágrafo em que foi encontrado. A seguir, o aluno
deve apresentar no quadro as frases identificadas e explicar aos colegas o
motivo de ela ser selecionada (contexto, significado etc.).
- Realize a atividade das páginas 16 e
17 do manual (oral ou escrita, você decide).
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA
DE REDAÇÃO
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Leitura:
Mito Ortografia: Parágrafo e Tipos de frases.
|
Ano:
7º Período: 05/03 à 15/03/2018 Nº de Aulas: 02
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Apresentar a linguagem como um instrumento
para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e
principalmente como um facilitador da ação comunicativa.
ESPECÍFICOS
-
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes
recursos da língua nas mais variadas situações.
- Fazer
uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
- Identificar
os recursos expressivos da língua.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 aulas)
- Os alunos, neste momento, estão
trabalhando o mito “Asclépio”, de Heloisa Prieto, a partir desse texto eles
estruturarão seus primeiros passos para produção textual do gênero;
- Como primeiro passo, alunos precisam
identificar os parágrafos e diferentes tipos de frases existentes em um
texto. Você poderá se guiar pelo material do manual didático do 6º ano, nas páginas 16 e 17 do manual
didático. Ele te dá exemplos e orientação de como apresentar o conteúdo.
- Separe a turma em grupos e peça para
que cada grupo identifique, no texto, diferentes tipos de frases e registre
em seu caderno e enumero o parágrafo em que foi encontrado. A seguir, o aluno
deve apresentar no quadro as frases identificadas e explicar aos colegas o
motivo de ela ser selecionada (contexto, significado etc.).
- Realize a atividade das páginas 16 e
17 do manual do 6º ano, claro, realizando a adaptação para o texto que estão
trabalhando no momento (oral ou escrita, você decide).
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário