PLANEJAMENTO (TR) DE 05 À 15/03/2018


ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Leitura: Conto Maravilhoso                       Ortografia: Parágrafo e Tipos de frases.
Ano: 6º                         Período: 05/03 à 15/03/2018                    Nº de Aulas: 02
OBJETIVOS
GERAL
- Apresentar a linguagem como um instrumento para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e principalmente como um facilitador da ação comunicativa.
ESPECÍFICOS
- Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
- Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
- Identificar os recursos expressivos da língua.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 aulas)
- Os alunos, neste momento, estão trabalhando o conto “As três penas”, de Jacob Grimm, a partir desse texto eles estruturarão seus primeiros passos para produção textual do gênero;
- Os alunos precisam identificar os diferentes tipos de frases existentes em um texto. Você poderá se guiar pelo material da página 16 e 17 do manual didático. Ele te dá exemplos e orientação de como apresentar.
- Separe a turma em grupos e peça para que cada grupo identifique, no texto, diferentes tipos de frases e registre em seu caderno e enumero o parágrafo em que foi encontrado. A seguir, o aluno deve apresentar no quadro as frases identificadas e explicar aos colegas o motivo de ela ser selecionada (contexto, significado etc.).
- Realize a atividade das páginas 16 e 17 do manual (oral ou escrita, você decide).
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             


ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Leitura: Mito                                   Ortografia: Parágrafo e Tipos de frases.
Ano: 7º                   Período: 05/03 à 15/03/2018                    Nº de Aulas: 02
OBJETIVOS
GERAL
- Apresentar a linguagem como um instrumento para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e principalmente como um facilitador da ação comunicativa.
ESPECÍFICOS
- Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
- Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
- Identificar os recursos expressivos da língua.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 aulas)
- Os alunos, neste momento, estão trabalhando o mito “Asclépio”, de Heloisa Prieto, a partir desse texto eles estruturarão seus primeiros passos para produção textual do gênero;
- Como primeiro passo, alunos precisam identificar os parágrafos e diferentes tipos de frases existentes em um texto. Você poderá se guiar pelo material do manual didático do 6º ano, nas páginas 16 e 17 do manual didático. Ele te dá exemplos e orientação de como apresentar o conteúdo.
- Separe a turma em grupos e peça para que cada grupo identifique, no texto, diferentes tipos de frases e registre em seu caderno e enumero o parágrafo em que foi encontrado. A seguir, o aluno deve apresentar no quadro as frases identificadas e explicar aos colegas o motivo de ela ser selecionada (contexto, significado etc.).
- Realize a atividade das páginas 16 e 17 do manual do 6º ano, claro, realizando a adaptação para o texto que estão trabalhando no momento (oral ou escrita, você decide).
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              



Nenhum comentário:

Postar um comentário