ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2018
|
Tema:
Orientação e localização no espaço geográfico.
|
Subtítulo:
Espaço e paisagem, .
|
Ano/Série:
6º Período:
19/03 a 28/03 de 2018 Nº de Aulas: 6
|
OBJETIVOS
|
Compreender a
existência das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
Identificar e
localizar as linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
Compreender que as
linhas imaginárias foram definidas por convenções cartográficas e que a sua
existência não resulta em fronteiras definidas.
Compreender a
localização do Brasil em relação ao mapa mundi.
Indenticar
os paralelos e meridianos no globo terrestre.
Nas
atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter
oportunidades de:
C7
-
Realizar a leitura de imagens, gráficos, tabelas, mapas e diferentes fontes
de informação, a fim de que possam relacionar e representar os dados,
identificando as contradições e problemas que marcam o espaço geográfico,
paisagem e território.
C4
-
Compreender o espaço geográfico como o produto da ação humana e, portanto,
sujeito a uma contínua transformação em decorrência dos avanços tecnológicos
e seus impactos sobre a natureza e sociedade.
H05-
Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de
informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o
território, os lugares e as diferentes paisagens;
C2-compreender
a Geografia como um processo de produção de conhecimento e uma atividade
humana, histórica, associada a aspectos de ordem econômica, política,
cultural e socioambiental.
C5
- formular
questões, diagnosticar e propor - soluções para problemas reais a partir de
elementos da Ciência Geográfica, colocando em prática conceitos,
procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
H15-
estabelecer
relações entre os elementos espaciais, utilizando a linguagem gráfica mais
adequada, tais como mapas, croquis entre outros.
H17-
saber
expressar-se oralmente e na escrita sobre a natureza do espaço como
território e lugar.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Revendo o conteúdo com o momento tira duvidas e
correção da atividade.
Professor
(a) desperte a curiosidade no aluno, comece fazendo perguntas e peça que seus alunos registrem as respostas
no caderno: como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a
escola? Ele "bate" de que lado de seu corpo quando você se desloca
(a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem
Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamos
na escola? Em que horários? Solicite que nos próximos dias eles façam no
caderno um diário das posições do Sol, anotando onde ele está quando acordam,
quando vão para a escola e quando voltam para casa. Peça também que após as
observações desenhem o trajeto de casa à escola ou vice-versa.
Faça a leitura dirigida explicando em sequência
o conteúdo lido.
2º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Para
iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Professor explique que o Sol surge todos os
dias, não necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que
este lado do planeta foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente.
Informe também que o Sol se põe ou desaparece, também não exatamente no mesmo
lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou
poente. Explique que tais nomes foram criados na antiguidade quando o homem
pensava que o Sol girava em torno da Terra. Com base nos conhecimentos que os
alunos obtiveram em suas observações ajude-os a identificar o leste. Solicite
então que se levantem e fiquem de frente para a parede identificada como o
lado leste e lembre que do lado contrário estará o lado oeste, do lado
direito estará o sul e do lado esquerdo, o norte. Agora peça que apontem o
braço direito para o lado leste e digam de que lado fica o oeste (do lado
esquerdo), o norte (à frente) e o sul (nas costas).
Peça que todos saiam da posição, troquem de
lugar e depois repita a atividade, pedindo agora que os alunos se posicionem
de costas para o leste. Ajude-os a identificar as demais direções. Fazendo
esses diferentes exercícios eles começarão a compreender que há várias
possibilidades de utilizar o próprio corpo para se orientar no espaço
Trabalhe com o aluno a rosa dos ventos impressa
ou desenhada.
3º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Recapitular os
principais pontos da aula e verificar o aprendizado.
Confecção da Rosa dos
Ventos.
Para casa atividades
do percurso1 e 2 paginas 30 e 31.
4º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Inicia a aula
questionando os alunos sobre os pontos cardeais colaterais e subcolaterai.
Professor (a) converse
com os alunos sobre as linhas imaginárias que foram criadas, por uma
convenção cartográfica, para dividir o planeta Terra com o objetivo de
localizar determinados lugares no espaço geográfico. Sendo assim, os
paralelos e os meridianos foram definidos e dividindo o planeta em
hemisfério, metade da esfera. Ex: no quadro desenhe uma esfera e faça um
traço no meio, no sentido horizontal, representando a linha do Equador em
seguida comente e escreva quantos paralelos existem em cada hemisfério e em
todo o globo terrestre.
A linha do Equador
divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul. Lembre os alunos de que
não existe, na realidade, quem fica em cima ou embaixo, pois o planeta Terra
possui a forma de uma esfera arredondada. Continue a explicação sobre as
linhas imaginárias apresentando os meridianos.
Na esfera desenhada
na lousa faça um traço no meio, no sentido vertical, representando o
principal meridiano Greenwinch.
O meridiano de
Greenwinch é a principal linha que divide a Terra em hemisfério leste ou
oriental e hemisfério oeste ou ocidental.
Conclua
o assunto questionando o que foi explicado e o que eles gostaram de aprender
?
5º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Para essa aula vamos
precisar do globo terrestre imagem ou objeto e do mapa mundi.
Sondaremos com mais
perguntas acerca do que foi exposto e incentivaremos aos alunos a fazer
perguntas sobre suas dificuldades em relação ao assunto.
Com o uso do mapa mundi,
será indagado aos alunos onde o Brasil se encontra: ao norte ou ao sul do
Equador? A leste ou a oeste de Greenwich?
Leve para a sala de
aula o globo terrestre e o mapa-múndi e localize a linha do Equador e o
meridiano de Greenwinch. Destaque com os alunos a existência de outras linhas
imaginárias, evidenciando que as linhas imaginárias estudadas até o momento
são consideradas mais importantes.Outros paralelos são importantes como:
Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo
Polar Antártico.
Solicite as seguintes
atividades no caderno:
Faça o que se pede:
1-Faça o desenho de
uma esfera, representando o planeta Terra.
2-Trace a linha do
Equador que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios.
3-Pinte cada um dos
hemisférios com uma cor. Não se esqueça de fazer a legenda e escreva os nomes
dos paralelos com nomes próprios.
4-Faça o
desenho de uma esfera, representando o planeta Terra.
5-Trace o meridiano
de Greenwinch que divide imaginariamente o planeta Terra em dois
hemisférios.
6-Pinte cada um dos
hemisférios com uma cor. Não se esqueça de fazer a legenda.
6º
MOMENTO: ( 3 aula da semana)
Para
iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Questione
com o aluno o que ficou na memória e
em seguida correção da atividade proposta na aula anterior.
Atividade
complementar.
OBS: Colegas
devido alguns problemas relatados
pelos professores não foi possível concluir
todo o planejamento, na próxima
semana vamos concluir a
sequência dos dias 12 a 16 a única alteração é a confecção da rosa dos
ventos. Por tanto trabalhe com tranqüilidade e muita calma, pois o nosso
maior interesse é o aprendizado e não o conteúdo aplicado corrido .Beijos e
boa sorte. Caso queira fazer alguma alteração estejam a vontade.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;( ) Material pertinente para pintar e completar os mapas;( ) Informativos; ( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2018
|
Tema:
O território brasileiro.
|
Subtítulo:
Localização e extensão do território brasileiro e a formação do território brasileiro.
|
Ano/Série:
7º Período:
19/03 a 28/03 de 2018 Nº de Aulas: 6
|
OBJETIVOS
|
Nas
atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter
oportunidades de:
C2
-
Compreender a Geografia como um processo de produção de conhecimento e uma
atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem econômica,
política, cultural e socioambiental.
C6
-
Utilizar técnicas e instrumentos capazes de estabelecer respostas para as
questões que envolvem o lugar em que vive.
C9
-
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de posicionamento crítico e ação
cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
H09-
Distinguir as grandes unidades de paisagens em seus diferentes graus de
humanização;
H31
–
Reconhecer os mais variados aspectos da estrutura populacional em diversas
escalas.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Professor, antes dos alunos iniciarem a atividade
interativa, sugero que realize com eles um levantamento prévio do
conhecimento de cada um de como se formam os dias e noites. Questione também
se eles imaginam o que causa a diferença de horários entre alguns países. A
partir das respostas, retome o que eles lembram sobre rotação e revolução da
Terra, bem como do movimento aparente do Sol, e indique sua importância para
a determinação dos diferentes fusos horários.
Leitura dirigida da pagina 18 e
atividade da pagina 19.
2º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Iniciar perguntando porque os horários de competições
internacionais como Copas do Mundo, Olimpíadas e corridas de Fórmula 1, são
transmitidas em horários diferentes em países diferentes ou até em um mesmo
país; dar início a aula utilizando a metodologia abaixo relacionada.
Sabemos que o fuso horário é um intervalo de
15º entre meridianos. Os alunos sabem dizer o porquê dessa graduação? Tem a
ver com a segmentação da esfera em 360º. A confirmação vem de uma operação
simples: peça que a garotada divida a graduação da esfera por 24 horas.
Concluído o cálculo, pergunte se também podemos nos referir ao fuso dizendo
que cada hora de rotação corresponde a 15º da superfície terrestre. Na linha
do Equador, 15º equivalem a 1.670 quilômetros (15º x 111 quilômetros).
3º
MOMENTO: ( 3 aula da semana)
Para iniciar
essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
O professor
inicia esta aula com o mapa da América do Sul ou mapa mundi na parede. Mostra
aos alunos o Brasil e pergunta:
- será que o Brasil,
como país, sempre existiu?
- será que o Brasil
sempre foi assim? Com este tamanho?
O professor
conversa com os alunos e analisa as hipóteses levantadas por eles.
O
Brasil que conhecemos hoje tem 8.547.403 km2 (IBGE). Ele não
começou assim; o território foi aumentando conforme os portugueses foram
ocupando e colonizando as terras das quais tomou posse em 1500, com o chamado
“descobrimento”.
Se
possível, solicite a montagem de um questionário com as curiosidades
encontradas pelos alunos.
4º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Para iniciar essa
aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Nessa aula faça a
conclusão do assunto, formação do território brasileiro fazendo um breve
resumo sobre os tratados,povos que já estavam aqui quando os portugueses
chegaram e como foi expandindo a população.
Atividade
do percurso 1 e 2 (25 e 26)
5º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Correção da atividade
do percurso 1 e 2 com o momento tira duvidas.
Inicie a
discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição
geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir
dessa idéia, os diversos contrastes existentes devido aos fatores
naturais e à ação humana.
Faça um exercício,
conjuntamente com os alunos, recordando o município em que a escola está
localizada e o estado ao qual este município pertence. Posteriormente,
explique que este estado compõe um espaço maior,
denominado região. Para auxiliar a memória dos alunos,
faça alguns questionamentos, como por exemplo:
O município em que
você mora se localiza em qual estado?
O estado em que você
mora faz limite com quais outros estados?
O Brasil está
dividido em quantos estados?
A divisão do território
brasileiro em estados se deve a quais fatores? Explique.
Permita que os alunos
expressem suas opiniões . Após as varias idéias”, auxilie-os a compreenderem
os fatores históricos que contribuíram para a atual organização política do
território brasileiro.
6º
MOMENTO: ( 3 aula da semana)
Iniciar
perguntando ressaltando
aos alunos a idéia de que além dos
elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem
ser utilizados como critérios para regionalizar um território.
Pergunte aos alunos:
Com base nas leituras
e discussões em grupo, o que você entende por região?
Para que servem os
estudos regionais?
Permita que os alunos
expressem suas opiniões entre eles . Após as opiniões auxilie-os a compreenderem o conceito de
região, e discuta a importância dos estudos regionais para o
planejamento do território brasileiro.
Posteriormente,
questione:
Que mudanças podem
ser observadas no mapa do Brasil, desde a primeira regionalização do
território, proposta em 1913?
Quais são os
principais critérios utilizados pelo IBGE para regionalizar o território
brasileiro?
Em qual região se
localiza o estado onde você mora?
Quais são os
aspectos naturais predominantes na região em que você mora?
Qual região é cortada
pela Linha do Equador?
Alguma região é
banhada pelo oceano Atlântico? Qual?
Qual é a maior e a
menor região, respectivamente, em tamanho?
Se der tempo fazer a
atividade da pagina 31.
OBS: Colegas
devido alguns problemas relatados
pelos professores não foi possível concluir
todo o planejamento, na próxima
semana vamos concluir a
sequência dos dias 12 a 16 a única alteração é a confecção da rosa dos
ventos. Por tanto trabalhe com tranqüilidade e muita calma, pois o nosso
maior interesse é o aprendizado e não o conteúdo aplicado corrido .Beijos e
boa sorte. Caso queira fazer alguma alteração estejam a vontade.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;( ) Material pertinente para pintar e completar os mapas;( ) Informativos; ( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2018
|
Tema: Espaço mundial: diversidade e
regionalização.
|
Subtítulo:Ao continentes e os oceanos.
Estados e população do mundo.
|
Ano/Série:
8º Período:
19/03 a 28/03 de 2018 Nº de Aulas: 6
|
OBJETIVOS
|
Nas
atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter
oportunidades de:compreender a importância dos oceanos e continentes.
Identificar
no mapa mundi os continentes e oceanos.
C1-
Compreender o espaço geográfico como um todo dinâmico e o ser humano, em
sociedade, como agente de transformações deste espaço através dos mais
diferentes processos produtivos, conhecendo o mundo atual em sua diversidade.
C4
-
Compreender o espaço geográfico como o produto da ação humana e, portanto,
sujeito a uma contínua transformação em decorrência dos avanços tecnológicos
e seus impactos sobre a natureza e sociedade.
H03-
Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos,
estudados em suas dinâmicas e interações;
H09-
Distinguir
as grandes unidades de paisagens em seus diferentes graus de humanização.
C10
-
Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade,
reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de
fortalecimento da democracia.
C11
–
Construir a idéia d o mund o, a partir de sua realidade espacial e temporal,
valorizando o cotidiano o do o lugar
na sua a totalidade.
H13
-Operar com conceitos e categorias, tais como formação sócio-espacial,
território, região, paisagem e lugar;
H17-
Saber expressar-se oralmente e na escrita sobre a natureza do espaço como
território e lugar
|
ETAPAS DA AULA
|
1º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Para dar início à aula, mostre aos alunos, com a ajuda de
um projetor, uma imagem da disposição dos continentes há cerca de 200 milhões
de anos, conhecida como Pangeia, e um mapa com a disposição atual dos
continentes. Em seguida, pergunte se a turma
reconhece essas duas imagens e, a partir das observações feitas, realize
alguns questionamentos:
Qual
a diferença entre os dois mapas?
Por que houve a separação de terras?
Provavelmente
os alunos notarão a diferença na formação dos continentes e levantarão
hipóteses a respeito. Aproveite a oportunidade para explicar o conceito de
continente e de placas tectônicas, como se movimentam e suas consequências
para o planeta.
Registre as hipóteses iniciais dos alunos e
observações feitas durante a aula.
Deixe
expostos estes registros em um lugar que os alunos possam consultá-las ao
término da atividade interativa.
Oriente os alunos na leitura dirigida
sugira, também, que registrem os pontos de duvidas sobre o assunto lido.
Professor(a),
interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar, apontar
detalhes, acrescentar informações e reforçar explicações sobre os conceitos
trabalhados. Caso ache necessário, utilize a lousa para auxiliar nas
explicações.
2º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Nessa aula os
alunos devem colocar as cadeiras em círculo, caso já tenha terminado a
leitura dirigida na aula anterior dê inicio ao próximo assunto.
Professor
coloque o mapa no chão da sala de aula o com um cabo de vassoura explique e
aponte o que são Oceanos e Mares? “Massa
líquida que circunda os continentes (oceano), ou os penetra (mar interior.Pergunte
se eles conhecem algum mar ou se já ouviram falar de mares. Anote no quadro o
nome dos mares que eles lembrarem. Você pode ajudar para que a lista fique
maior, EX (Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar do Japão, Mar do Caribe, Mar
do Norte, Mar Morto...)
Divide a turma
em grupos para procurem os mares listados na aula . Esta tarefa deve ser
feita em casa e em grupo, cada grupo ficando responsável por um ou dois
mares. Esta pesquisa deve ser apresentada na aula seguinte.
3º
MOMENTO: ( 3 aula da semana)
Revendo o assunto
em uma sondagem breve com pergunta sobre o assunto abordado na aula passada
Leitura
compartilhada e explicativa.
Leitura das
imagens do conteúdo.
4º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Para
iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Nessa
aula faça a conclusão do assunto, formação do território brasileiro fazendo
um breve resumo sobre os tratados,povos que já estavam aqui quando os
portugueses chegaram e como foi expandindo a população.
Atividade
do percurso 1 e 2 (25 e 26)
5º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Revendo o
assunto em uma sondagem breve de pergunta sobre o assunto abordado na aula
passada
Pergunte aos
alunos como é organizado o poder, a política no Brasil, ou seja, quem são os
responsáveis pelo Estado.
Dê o ponto de partida a parti das informações dadas pela turma e explique
a divisão dos poderes no Brasil. É importante que todos saibam quando surge a
teoria dos três poderes e em que situação ela foi elaborada por Montesquieu,
assim o estudo de outros momentos e realidades históricas justifica suas relações
com suas vidas cotidianas
Para
finalizar, leve para turma uma reportagem ou notícia sobre diferentes
conflitos por territórios desencadeados pela existência de diferentes nações
e pela crença em distintas formas de organização do Estado. A declaração da
independência de Kosovo pode ser tematizada ou ainda os conflitos no Quênia
pela liderança governamental.
Tema povos sem
território
Quais os problemas enfrentados por esses povos? Em
que área do planeta eles estão situados?
Que área eles estão reivindicando? Apresente em
forma de vídeo ou no mapa mundi a localização desses povos. Que fronteira
eles estão reivindicando?
Por que a ONU não reconhece esses povos ?
Caros
colegas espero que tudo dê certo, na semana do dia 19 vamos repetir a
sequência do dia 12.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;( ) Material pertinente para pintar e completar os mapas;( ) Informativos; ( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2018
|
Tema: Mundo global:geopolítica e
organizações internacionais
|
Subtítulo: Do mundo bipolar para o multipolar
|
Ano/Série:
9º Período:
19/03 a 28/03 de 2018 Nº de Aulas: 6
|
OBJETIVOS
|
Nas
atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter oportunidades
de:
C1-
Compreender o espaço geográfico como um todo dinâmico e o ser humano, em
sociedade, como agente de transformações deste espaço através dos mais
diferentes processos produtivos, conhecendo o mundo atual em sua diversidade.
C2
-
Compreender a Geografia como um processo de produção de conhecimento e uma
atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem econômica,
política, cultural e socioambiental.
C4
-
Compreender o espaço geográfico como o produto da ação humana e, portanto,
sujeito a uma contínua transformação em decorrência dos avanços tecnológicos
e seus impactos sobre a natureza e sociedade.
H28-
reconhecer os aspectos econômicos, sociais e culturais do processo de
globalização e a importância do desenvolvimento dos meios de comunicação e
transportes dentro de um contexto econômico global;
H30
– reconhecer organizações políticas, econômicas e sociais no mundo
contemporâneo que formulem propostas com a finalidade de promover a melhoria
da qualidade de vida da população.
H01-
interpretar as múltiplas interações entre sociedade e natureza aplicando os
conceitos (categorias) de formação sócio-espacial, região, território, lugar
e paisagem, explicitando que, de sua interação, resulta a identidade dos recortes
espaciais;
H02-
identificar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em
diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que
possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sociais,
culturais e ambientais;
H03-
compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos,
estudados em suas dinâmicas e interações;
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Revendo
o assunto em uma sondagem breve de pergunta sobre o assunto abordado na aula
passada.
Após a introdução a sondagem, em um primeiro
momento, todos os alunos, individualmente, irá Le o assunto dividido por fila
a temática em geral. É importante que os alunos sublinhe ou escreva o que lhe
chamou mais atenção.
Após
a leitura do tema, o professor deverá reunir a turma e dar início à discussão
entre todos os alunos, de forma a uniformizar o conteúdo entre os alunos.
Após
a leitura, o professor agrupará os alunos em sete grupos que pesquisarão os
temas abaixo. O professor deve lembrar aos alunos que devem também coletar
imagens e reservá-las para atividade futura.
Sugestão
da pesquisa:
1º.
Grupo: “O que é geopolítica?
2º.
Grupo: “O que é Socialismo”,O que é Capitalismo”. “Principais diferenças
entre Socialismo e Capitalismo”.
3º.
Grupo: Resumo sobre os principais fatos sobre a Primeira Guerra Mundial.
4º.
Grupo: Resumo sobre os principais fatos sobre a Segunda Guerra Mundial.
5º.
Grupo: “Tratados Pós-Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU”.
6º.
Grupo: Resumo sobre os principais fatos sobre “Guerra Fria”.
7º.
Grupo: “O terrorismo e os principais conflitos mundiais.
Seria
interessante se os grupos apresentassem a pesquisa com slide .
2º
MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Nessa
aula, converse com os alunos sobre o que eles pesquisaram e arrume a sala para apresentação da pesquisa.
Apresentação dos trabalhos pesquisados
.
3º
MOMENTO: ( 3 aula da semana)
Revendo
o assunto em uma sondagem breve de pergunta sobre o assunto abordado na aula
passada.
Continuação
das apresentações.
Para
casa pesquisas de imagens sobre Terrorismo,guerras, reunião dos lideres mais
ricos do mundo e grupo de pessoas em manifestação.
4º
MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Nessa
aula, converse com os alunos sobre os os trabalhos apresentados .
Iniciarei a aula questionando os alunos se eles acham importante
saber o que acontece em outra parte do mundo. A partir dessa discussão dê
inicio no tema bipolaridade do mundo e suas consequências nas políticas dos países. Abordando o
impacto
da bipolaridade como consequência para as ditaduras na América Latina, para a
descolonização dos países
africanos e conflitos na Ásia. Entrega para as duplas ou trios dois mapas
impressos, um representando os países alinhados ao bloco capitalista e outro
alinhados ao bloco socialista.
Se possível passe o documentário sobre 11 de Setembro.
(Folvenheit, 11de Setembro).
Montagem dos cartazes .
OBS:
Colegas devido
alguns problemas relatados pelos
professores não foi possível concluir
todo o planejamento,na próxima
semana vamos concluir a
sequência dos dias 12 a 16 a única alteração é Avaí ser trabalhar os fusos
horários .Por tanto trabalhe com tranqüilidade e muita calma, pois o nosso
maior interesse é o aprendizado e não o conteúdo aplicado corrido .Beijos e
boa sorte.
Caso queira fazer alguma alteração estejam a
vontade.
|
RECURSOS:( x) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal;(
) Revista;( ) Vídeo;
( ) Computador;( ) Jogos;( ) Material pertinente para pintar e completar os mapas;( ) Informativos; ( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor:
_______________________________ Escola:___________________________
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário