PLANEJAMENTO DE 19/03 À 28/03/2018



ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2018
Tema: Orientação e localização no espaço geográfico.
Subtítulo: Espaço e paisagem, .
Ano/Série: 6º                 Período: 19/03 a 28/03 de 2018                       Nº de Aulas: 6  
OBJETIVOS
Compreender a existência das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
Identificar e localizar as linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
Compreender que as linhas imaginárias foram definidas por convenções cartográficas e que a sua existência não resulta em fronteiras definidas.
Compreender a localização do Brasil em relação ao mapa mundi.
Indenticar os paralelos e meridianos no globo terrestre.
Nas atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter oportunidades de:
C7 - Realizar a leitura de imagens, gráficos, tabelas, mapas e diferentes fontes de informação, a fim de que possam relacionar e representar os dados, identificando as contradições e problemas que marcam o espaço geográfico, paisagem e território.
C4 - Compreender o espaço geográfico como o produto da ação humana e, portanto, sujeito a uma contínua transformação em decorrência dos avanços tecnológicos e seus impactos sobre a natureza e sociedade.  
H05- Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o território, os lugares e as diferentes paisagens;
C2-compreender a Geografia como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem econômica, política, cultural e socioambiental.
C5 - formular questões, diagnosticar e propor - soluções para problemas reais a partir de elementos da Ciência Geográfica, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
H15- estabelecer relações entre os elementos espaciais, utilizando a linguagem gráfica mais adequada, tais como mapas, croquis entre outros.
H17- saber expressar-se oralmente e na escrita sobre a natureza do espaço como território e lugar.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:  ( 1 aula da semana)  
Revendo o conteúdo com o momento tira duvidas e correção da  atividade.
Professor (a) desperte a curiosidade no aluno, comece fazendo perguntas e peça que seus alunos registrem as respostas no caderno: como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Ele "bate" de que lado de seu corpo quando você se desloca (a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamos na escola? Em que horários? Solicite que nos próximos dias eles façam no caderno um diário das posições do Sol, anotando onde ele está quando acordam, quando vão para a escola e quando voltam para casa. Peça também que após as observações desenhem o trajeto de casa à escola ou vice-versa.
Faça a leitura dirigida explicando em sequência o conteúdo lido.

2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)  
Para iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Professor explique que o Sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado do planeta foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente. Informe também que o Sol se põe ou desaparece, também não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou poente. Explique que tais nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava que o Sol girava em torno da Terra. Com base nos conhecimentos que os alunos obtiveram em suas observações ajude-os a identificar o leste. Solicite então que se levantem e fiquem de frente para a parede identificada como o lado leste e lembre que do lado contrário estará o lado oeste, do lado direito estará o sul e do lado esquerdo, o norte. Agora peça que apontem o braço direito para o lado leste e digam de que lado fica o oeste (do lado esquerdo), o norte (à frente) e o sul (nas costas).
Peça que todos saiam da posição, troquem de lugar e depois repita a atividade, pedindo agora que os alunos se posicionem de costas para o leste. Ajude-os a identificar as demais direções. Fazendo esses diferentes exercícios eles começarão a compreender que há várias possibilidades de utilizar o próprio corpo para se orientar no espaço 
Trabalhe com o aluno a rosa dos ventos impressa ou desenhada.

3º MOMENTO: ( 1 aula da semana)
Recapitular os principais pontos da aula e verificar o aprendizado.
Confecção da Rosa dos Ventos.
Para casa atividades do percurso1 e 2 paginas 30 e 31.

4º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Inicia a aula questionando os alunos sobre os pontos cardeais colaterais e subcolaterai.
Professor (a) converse com os alunos sobre as linhas imaginárias que foram criadas, por uma convenção cartográfica, para dividir o planeta Terra com o objetivo de localizar determinados lugares no espaço geográfico. Sendo assim, os paralelos e os meridianos foram definidos e dividindo o planeta em hemisfério, metade da esfera. Ex: no quadro desenhe uma esfera e faça um traço no meio, no sentido horizontal, representando a linha do Equador em seguida comente e escreva quantos paralelos existem em cada hemisfério e em todo o globo terrestre.
A linha do Equador divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul. Lembre os alunos de que não existe, na realidade, quem fica em cima ou embaixo, pois o planeta Terra possui a forma de uma esfera arredondada. Continue a explicação sobre as linhas imaginárias apresentando os meridianos. 
Na esfera desenhada na lousa faça um traço no meio, no sentido vertical, representando o principal meridiano Greenwinch.  
O meridiano de Greenwinch é a principal linha que divide a Terra em hemisfério leste ou oriental e hemisfério oeste ou ocidental.
Conclua o assunto questionando o que foi explicado e o que eles gostaram de aprender ?

5º MOMENTO: ( 2 aula da semana)
Para essa aula vamos precisar do globo terrestre imagem ou objeto e do mapa  mundi.
Sondaremos com mais perguntas acerca do que foi exposto e incentivaremos aos alunos a fazer perguntas sobre suas dificuldades em relação ao assunto.
Com o uso do mapa mundi, será indagado aos alunos onde o Brasil se encontra: ao norte ou ao sul do Equador? A leste ou a oeste de Greenwich?
Leve para a sala de aula o globo terrestre e o mapa-múndi e localize a linha do Equador e o meridiano de Greenwinch. Destaque com os alunos a existência de outras linhas imaginárias, evidenciando que as linhas imaginárias estudadas até o momento são consideradas mais importantes.Outros paralelos são importantes como: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Solicite as seguintes atividades no caderno:
Faça o que se pede:
1-Faça o desenho de uma esfera, representando o planeta Terra.
2-Trace a linha do Equador que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios. 
3-Pinte cada um dos hemisférios com uma cor. Não se esqueça de fazer a legenda e escreva os nomes dos paralelos com nomes próprios.
 4-Faça o desenho de uma esfera, representando o planeta Terra.
5-Trace o meridiano de Greenwinch que divide imaginariamente o planeta Terra em dois hemisférios. 
6-Pinte cada um dos hemisférios com uma cor. Não se esqueça de fazer a legenda.
6º MOMENTO: ( 3 aula da semana)
Para iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Questione com o aluno o que ficou na memória  e em seguida correção da atividade proposta na aula anterior.
Atividade complementar.

OBS: Colegas devido alguns problemas  relatados pelos professores não foi possível concluir  todo o planejamento, na próxima  semana vamos concluir  a sequência dos dias 12 a 16 a única alteração é a confecção da rosa dos ventos. Por tanto trabalhe com tranqüilidade e muita calma, pois o nosso maior interesse é o aprendizado e não o conteúdo aplicado corrido .Beijos e boa sorte. Caso queira fazer alguma alteração estejam a vontade.
RECURSOS:( x) Livro didático; (  ) Data show;(   ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;
(  ) Computador;(  ) Jogos;( ) Material pertinente para  pintar e completar os mapas;(  ) Informativos; (  ) Outros:
AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (    );  
(  ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
(  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola:___________________________


  

ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2018
Tema: O território brasileiro.
Subtítulo: Localização e extensão do território brasileiro e a  formação do território brasileiro.
Ano/Série: 7º                 Período: 19/03 a 28/03 de 2018                       Nº de Aulas: 6  
OBJETIVOS
Nas atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter oportunidades de:
C2 - Compreender a Geografia como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem econômica, política, cultural e socioambiental.
C6 - Utilizar técnicas e instrumentos capazes de estabelecer respostas para as questões que envolvem o lugar em que vive.
C9 - Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de posicionamento crítico e ação cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.  
H09- Distinguir as grandes unidades de paisagens em seus diferentes graus de humanização;
H31 – Reconhecer os mais variados aspectos da estrutura populacional em diversas escalas.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:  ( 1 aula da semana)  
Professor, antes dos alunos iniciarem a atividade interativa, sugero que realize com eles um levantamento prévio do conhecimento de cada um de como se formam os dias e noites. Questione também se eles imaginam o que causa a diferença de horários entre alguns países. A partir das respostas, retome o que eles lembram sobre rotação e revolução da Terra, bem como do movimento aparente do Sol, e indique sua importância para a determinação dos diferentes fusos horários.
Leitura dirigida da pagina 18 e atividade da pagina 19.

2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)  
Iniciar perguntando porque os horários de competições internacionais como Copas do Mundo, Olimpíadas e corridas de Fórmula 1, são transmitidas em horários diferentes em países diferentes ou até em um mesmo país; dar início a aula utilizando a metodologia abaixo relacionada.
Sabemos que o fuso horário é um intervalo de 15º entre meridianos. Os alunos sabem dizer o porquê dessa graduação? Tem a ver com a segmentação da esfera em 360º. A confirmação vem de uma operação simples: peça que a garotada divida a graduação da esfera por 24 horas. Concluído o cálculo, pergunte se também podemos nos referir ao fuso dizendo que cada hora de rotação corresponde a 15º da superfície terrestre. Na linha do Equador, 15º equivalem a 1.670 quilômetros (15º x 111 quilômetros).

3º MOMENTO: ( 3 aula da semana)  
Para iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
O professor inicia esta aula com o mapa da América do Sul ou mapa mundi na parede. Mostra aos alunos o Brasil e pergunta:
- será que o Brasil, como país, sempre existiu?
- será que o Brasil sempre foi assim? Com este tamanho?
O professor conversa com os alunos e analisa as hipóteses levantadas por eles.
O Brasil que conhecemos hoje tem 8.547.403 km2 (IBGE). Ele não começou assim; o território foi aumentando conforme os portugueses foram ocupando e colonizando as terras das quais tomou posse em 1500, com o chamado “descobrimento”.
Se possível, solicite a montagem de um questionário com as curiosidades encontradas pelos alunos.
4º MOMENTO: ( 1 aula da semana)  

Para iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Nessa aula faça a conclusão do assunto, formação do território brasileiro fazendo um breve resumo sobre os tratados,povos que já estavam aqui quando os portugueses chegaram e como foi expandindo a população.
Atividade do percurso 1 e 2 (25 e 26)

5º MOMENTO: ( 2 aula da semana)  

Correção da atividade do percurso 1 e 2 com o momento tira duvidas.
Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa idéia, os diversos contrastes existentes devido aos fatores naturais e à ação humana.
Faça um exercício, conjuntamente com os alunos, recordando o município em que a escola está localizada e o estado ao qual este município pertence. Posteriormente, explique que este estado compõe um espaço maior, denominado região. Para auxiliar a memória dos alunos, faça alguns questionamentos, como por exemplo:
O município em que você mora se localiza em qual estado?
O estado em que você mora faz limite com quais outros estados?
O Brasil está dividido em quantos estados?
A divisão do território brasileiro em estados se deve a quais fatores? Explique.
Permita que os alunos expressem suas opiniões . Após as varias idéias”, auxilie-os a compreenderem os fatores históricos que contribuíram para a atual organização política do território brasileiro.

6º MOMENTO: ( 3 aula da semana)  

Iniciar perguntando ressaltando  aos alunos a idéia de que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território.
Pergunte aos alunos:
Com base nas leituras e discussões em grupo, o que você entende por região?
Para que servem os estudos regionais?
Permita que os alunos expressem suas opiniões entre eles . Após as opiniões  auxilie-os a compreenderem o conceito de região, e discuta a importância dos estudos regionais para o planejamento do território brasileiro.
Posteriormente, questione:
Que mudanças podem ser observadas no mapa do Brasil, desde a primeira regionalização do território, proposta em 1913?
Quais são os principais critérios utilizados pelo IBGE para regionalizar o território brasileiro?
Em qual região se localiza o estado onde você mora?
Quais são os aspectos naturais predominantes na região em que você mora?
Qual região é cortada pela Linha do Equador?
Alguma região é banhada pelo oceano Atlântico? Qual?
Qual é a maior e a menor região, respectivamente, em tamanho?
Se der tempo fazer a atividade da pagina 31.

OBS: Colegas devido alguns problemas  relatados pelos professores não foi possível concluir  todo o planejamento, na próxima  semana vamos concluir  a sequência dos dias 12 a 16 a única alteração é a confecção da rosa dos ventos. Por tanto trabalhe com tranqüilidade e muita calma, pois o nosso maior interesse é o aprendizado e não o conteúdo aplicado corrido .Beijos e boa sorte. Caso queira fazer alguma alteração estejam a vontade.
RECURSOS:( x) Livro didático; (  ) Data show;(   ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;
(  ) Computador;(  ) Jogos;( ) Material pertinente para  pintar e completar os mapas;(  ) Informativos; (  ) Outros:
AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (    );  
(  ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
(  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola:___________________________

  
ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2018
Tema: Espaço mundial: diversidade e regionalização.
Subtítulo:Ao continentes e os oceanos. Estados e população do mundo.
Ano/Série: 8º                 Período: 19/03 a 28/03 de 2018                       Nº de Aulas: 6  
OBJETIVOS
Nas atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter oportunidades de:compreender a importância dos oceanos e continentes.
Identificar no mapa mundi os continentes e oceanos.
C1- Compreender o espaço geográfico como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações deste espaço através dos mais diferentes processos produtivos, conhecendo o mundo atual em sua diversidade.
C4 - Compreender o espaço geográfico como o produto da ação humana e, portanto, sujeito a uma contínua transformação em decorrência dos avanços tecnológicos e seus impactos sobre a natureza e sociedade.
H03- Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos, estudados em suas dinâmicas e interações;
H09- Distinguir as grandes unidades de paisagens em seus diferentes graus de humanização.
C10 - Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.
C11 – Construir a idéia d o mund o, a partir de sua realidade espacial e temporal, valorizando o cotidiano o do o lugar  na sua a totalidade.
H13 -Operar com conceitos e categorias, tais como formação sócio-espacial, território, região, paisagem e lugar;
H17- Saber expressar-se oralmente e na escrita sobre a natureza do espaço como território e lugar

ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:  ( 1 aula da semana)  
Para dar início à aula, mostre aos alunos, com a ajuda de um projetor, uma imagem da disposição dos continentes há cerca de 200 milhões de anos, conhecida como Pangeia, e um mapa com a disposição atual dos continentes. Em seguida, pergunte se a turma reconhece essas duas imagens e, a partir das observações feitas, realize alguns questionamentos:
Qual a diferença entre os dois mapas?
 Por que houve a separação de terras?
Provavelmente os alunos notarão a diferença na formação dos continentes e levantarão hipóteses a respeito. Aproveite a oportunidade para explicar o conceito de continente e de placas tectônicas, como se movimentam e suas consequências para o planeta.
 Registre as hipóteses iniciais dos alunos e observações feitas durante a aula.
Deixe expostos estes registros em um lugar que os alunos possam consultá-las ao término da atividade interativa.
 Oriente os alunos na leitura dirigida sugira, também, que registrem os pontos  de duvidas sobre o assunto lido.
Professor(a), interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar, apontar detalhes, acrescentar informações e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize a lousa para auxiliar nas explicações.

2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)  
Nessa aula os alunos devem colocar as cadeiras em círculo, caso já tenha terminado a leitura dirigida na aula anterior dê inicio ao próximo assunto.
Professor coloque o mapa no chão da sala de aula o com um cabo de vassoura explique e aponte o que são Oceanos e Mares?  “Massa líquida que circunda os continentes (oceano), ou os penetra (mar interior.Pergunte se eles conhecem algum mar ou se já ouviram falar de mares. Anote no quadro o nome dos mares que eles lembrarem. Você pode ajudar para que a lista fique maior, EX (Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar do Japão, Mar do Caribe, Mar do Norte, Mar Morto...)
Divide a turma em grupos para procurem os mares listados na aula . Esta tarefa deve ser feita em casa e em grupo, cada grupo ficando responsável por um ou dois mares. Esta pesquisa deve ser apresentada na aula seguinte. 

3º MOMENTO: ( 3 aula da semana)  
Revendo o assunto em uma sondagem breve com pergunta sobre o assunto abordado na aula passada
Leitura compartilhada e explicativa.
Leitura das imagens do conteúdo.

4º MOMENTO: ( 1 aula da semana)  
Para iniciar essa aula espera-se que os alunos lembrem da aula anterior.
Nessa aula faça a conclusão do assunto, formação do território brasileiro fazendo um breve resumo sobre os tratados,povos que já estavam aqui quando os portugueses chegaram e como foi expandindo a população.
Atividade do percurso 1 e 2 (25 e 26)

5º MOMENTO: ( 2 aula da semana)  
Revendo o assunto em uma sondagem breve de pergunta sobre o assunto abordado na aula passada
Pergunte aos alunos como é organizado o poder, a política no Brasil, ou seja, quem são os responsáveis pelo Estado.
 Dê o ponto de partida a parti  das informações dadas pela turma e explique a divisão dos poderes no Brasil. É importante que todos saibam quando surge a teoria dos três poderes e em que situação ela foi elaborada por Montesquieu, assim o estudo de outros momentos e realidades históricas justifica suas relações com suas vidas cotidianas
Para finalizar, leve para turma uma reportagem ou notícia sobre diferentes conflitos por territórios desencadeados pela existência de diferentes nações e pela crença em distintas formas de organização do Estado. A declaração da independência de Kosovo pode ser tematizada ou ainda os conflitos no Quênia pela liderança governamental.

Tema povos sem território
Quais os problemas enfrentados por esses povos? Em que área do planeta eles estão situados?
Que área eles estão reivindicando? Apresente em forma de vídeo ou no mapa mundi a localização desses povos. Que fronteira eles estão reivindicando?
Por que a ONU não reconhece esses povos ?
Caros colegas espero que tudo dê certo, na semana do dia 19 vamos repetir a sequência do dia 12.
RECURSOS:( x) Livro didático; (  ) Data show;(   ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;
(  ) Computador;(  ) Jogos;( ) Material pertinente para  pintar e completar os mapas;(  ) Informativos; (  ) Outros:
AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (    );  
(  ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
(  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola:___________________________


  
ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA -  DE GEOGRAFIA 2018
Tema: Mundo global:geopolítica e organizações internacionais
Subtítulo: Do mundo bipolar para o multipolar
Ano/Série: 9º                 Período: 19/03 a 28/03 de 2018                       Nº de Aulas: 6  
OBJETIVOS
Nas atividades de estudo dos conteúdos propostos, os estudantes devem ter oportunidades de:
C1- Compreender o espaço geográfico como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações deste espaço através dos mais diferentes processos produtivos, conhecendo o mundo atual em sua diversidade.
C2 - Compreender a Geografia como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem econômica, política, cultural e socioambiental.
C4 - Compreender o espaço geográfico como o produto da ação humana e, portanto, sujeito a uma contínua transformação em decorrência dos avanços tecnológicos e seus impactos sobre a natureza e sociedade.
H28- reconhecer os aspectos econômicos, sociais e culturais do processo de globalização e a importância do desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes dentro de um contexto econômico global;
H30 – reconhecer organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo que formulem propostas com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida da população.
H01- interpretar as múltiplas interações entre sociedade e natureza aplicando os conceitos (categorias) de formação sócio-espacial, região, território, lugar e paisagem, explicitando que, de sua interação, resulta a identidade dos recortes espaciais;
H02- identificar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sociais, culturais e ambientais;
H03- compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos, estudados em suas dinâmicas e interações;
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO:  ( 1 aula da semana)  
Revendo o assunto em uma sondagem breve de pergunta sobre o assunto abordado na aula passada.
 Após a introdução a sondagem, em um primeiro momento, todos os alunos, individualmente, irá Le o assunto dividido por fila a temática em geral. É importante que os alunos sublinhe ou escreva o que lhe chamou mais atenção.
Após a leitura do tema, o professor deverá reunir a turma e dar início à discussão entre todos os alunos, de forma a uniformizar o conteúdo entre os alunos.
Após a leitura, o professor agrupará os alunos em sete grupos que pesquisarão os temas abaixo. O professor deve lembrar aos alunos que devem também coletar imagens e reservá-las para atividade futura.
Sugestão da pesquisa:
1º. Grupo: “O que é geopolítica? 
2º. Grupo: “O que é Socialismo”,O que é Capitalismo”. “Principais diferenças entre Socialismo e Capitalismo”.
3º. Grupo: Resumo sobre os principais fatos sobre a Primeira Guerra Mundial.
4º. Grupo: Resumo sobre os principais fatos sobre a Segunda  Guerra Mundial.
5º. Grupo: “Tratados Pós-Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU”.
6º. Grupo: Resumo sobre os principais fatos sobre “Guerra Fria”.
7º. Grupo: “O terrorismo e os principais conflitos mundiais.
Seria interessante se os grupos apresentassem a pesquisa com slide .

2º MOMENTO: ( 2 aula da semana)  
Nessa aula, converse com os alunos sobre o que eles pesquisaram e arrume  a sala para apresentação da pesquisa.
Apresentação dos trabalhos pesquisados .

3º MOMENTO: ( 3 aula da semana)  
Revendo o assunto em uma sondagem breve de pergunta sobre o assunto abordado na aula passada.
Continuação das apresentações.
Para casa pesquisas de imagens sobre Terrorismo,guerras, reunião dos lideres mais ricos do mundo e grupo de pessoas em manifestação.

4º MOMENTO: ( 1 aula da semana)  

Nessa aula, converse com os alunos sobre os os trabalhos apresentados .
Iniciarei a aula questionando os alunos se eles acham importante saber o que acontece em outra parte do mundo. A partir dessa discussão dê inicio no tema bipolaridade do mundo e suas  consequências nas políticas dos países. Abordando o impacto da bipolaridade como consequência para as ditaduras na América Latina, para a descolonização dos países africanos e conflitos na Ásia. Entrega para as duplas ou trios dois mapas impressos, um representando os países alinhados ao bloco capitalista e outro alinhados ao bloco socialista.
Se possível passe o documentário sobre 11 de Setembro. (Folvenheit, 11de Setembro).
Montagem dos cartazes .
OBS: Colegas devido alguns problemas  relatados pelos professores não foi possível concluir  todo o planejamento,na próxima  semana vamos concluir  a sequência dos dias 12 a 16 a única alteração é Avaí ser trabalhar os fusos horários .Por tanto trabalhe com tranqüilidade e muita calma, pois o nosso maior interesse é o aprendizado e não o conteúdo aplicado corrido .Beijos e boa sorte.
Caso queira fazer alguma alteração estejam a vontade.
RECURSOS:( x) Livro didático; (  ) Data show;(   ) Jornal;(  ) Revista;(   ) Vídeo;
(  ) Computador;(  ) Jogos;( ) Material pertinente para  pintar e completar os mapas;(  ) Informativos; (  ) Outros:
AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (    );  
(  ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo;( x ) Painel;
(  ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola:___________________________














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